Bem Vindos

Amigos da Cabanha dos Troncos, sejam bem vindos ao nosso Blog.

segunda-feira, 14 de março de 2011

História da Cabanha dos Troncos

A CABANHA DOS TRONCOS tem a satisfação de apresentar e disponibilizar a todos seus 27 anos de história dentro da Raça Crioula. Foi através de um trabalho minucioso de seleção, voltado à consagração de um biotipo funcional e morfologicamente correto, adaptado e potencialmente capaz de realizar todo tipo de trabalho de campo, que a Cabanha conduziu seus trabalhos ao longo destes anos, pois entende ser esta a finalidade maior do Cavalo Crioulo, uma ferramenta de trabalho, que há muitos anos vem servindo aos homens do campo, e não um animal-objeto meramente para fins expositivos.

Dentro desta postura, a Cabanha conseguiu aliar rusticidade, funcionalidade e morfologia, pois tem em suas primeiras matriarcas a linhagem Cinco Salsos, de comprovada rusticidade, resistência e habilidade funcional, e logo em seguida, nas primeiras gerações, aparece o premiado sangue argentino, com o reprodutor Andariego Ibérica, concomitantemente à presença de King de São Martim, um neto de La Invernada Hornero, que em meados da década de 80 passou a integrar o plantel da cabanha, imprimindo o acabamento morfológico que seu avô lhe deixou de herança.

Dessa forma, a Cabanha dos Troncos segue em busca do “cavalo” tão esperado, integrando uma sólida base de mães de alta funcionalidade e rusticidade, com a morfologia e força do sangue chileno, que atualmente continua a ser utilizado. Este trabalho vem demonstrando resultados positivos nos diversos acontecimentos que provam cavalos crioulos, em todos os tipos de provas, sejam morfológicas, funcionais, tiro-de-Laço, camperiadas, paleteadas, entre outras. Por isso, a Cabanha dos Troncos sente-se honrada em disponibilizar esse longo e dedicado trabalho a todos os senhores, para que assim o conheçam e possam, se de acordo, partilhar desse material.

Nos últimos anos, mais sangues de qualidade confirmada foram adquiridos para a contínua formação da Cabanha, através dos reprodutores: Duelo de Santa Edwiges, Heliaco da Tradição e Jota Jota do Purunã.

DUELO DE SANTA EDWIGES: Lindo Cavalo, de pelagem preta, agregando muita morfologia e função, com linhagens maternas irretocáveis!
• Lua Cheia, sua mãe, produziu Xerifa e Sete e Meio de Santa Edwiges, Finalistas do Freio de Ouro; e Tocaia de Santa Edwiges, 3ª melhor fêmea FICCC 2000.
• Morena é mãe de 3 finalistas do Freio de Ouro e de 2 Grande Campeões de Pelotas.
• Tranquilla produziu 5 filhos finalistas do Freio de Ouro e de 3 Grandes Campeões de Pelotas.
• Seu pai, Rodopio de Santa Edwiges foi Grande Campeão de Pelotas, e finalista do Freio de Ouro em 2000, 2002, 2003 e 2004.
• E como se não bastasse, para consagrar ainda mais a genética de campeão, Rodopio é pai do fenômeno “Bonita de Santa Edwiges”, Grande Campeã do Freio de Ouro 2007, portanto, própria irmã de Duelo de Santa Edwiges.

HELIACO DA TRADIÇÃO: Chileno puro, reprodutor confirmado, com excelente genética, irmão paterno de La Invernada Hornero, com filhos e netos premiados.

JOTA JOTA DO PURUNÃ: Traz os consagrados sangues de Compadron Charque, Sorro Campeiro e La Invernada Aniversário através de seu pai BT Bravo, além dos sangues de Santa Elba Señuelo e de General do Cinco Salsos através de sua mãe Magnólia de Santa Angélica. Reprodutor confirmado, com filhos e netos premiados tanto pela morfologia como pela funcionalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário